A Escola do Ferroviário Atlético Clube foi fundada em 1987, são 30 anos de experiência de campo , fazendo parte dos seus quadros profissionais, Professores, treinadores e estagiários com a capacidade de passar o conhecimento da modalidade para o aluno, ajudando-o no desenvolvimento esportivo e como cidadão.
METODOLOGIA A Escola de Futebol do Ferroviário Atlético Clube implementa uma metodologia onde desenvolve atividades ligadas ao futebol, divididas em várias etapas, obedecendo às respectivas faixas etárias. Com um planejamento semanal de aulas, procuramos passar aos alunos diversas atividades com o objetivo de aprimorar os fundamentos do futebol (condução, passe, domínio, controle, cabeceio, finalização e drible), treinamento tático, físico, coordenação motora, atividades lúdicas e recreativas, respeitando a dificuldade e desenvolvimento do indivíduo, passando por uma sequência do mais simples ao mais complexo. Valorizamos o trabalho e desenvolvimento que cada aluno tem com nossa equipe.
MISSÃO Estar sempre em desenvolvimento técnico, metodológico e administrativo enquanto escola. Criar e preparar nossos alunos como seres humanos para que aprendam a viver e buscar seus objetivos.
VISÃO Desenvolver conhecimento técnico do esporte mais praticado no mundo e ser referencia em Escolas de Futebol.
VALORES Ética, Disciplina, Respeito, Socialização e Formação  
Mas porquê as Escolas do Ferroviário Atlético Clube, o famoso Tubarão da Barra? O Ferroviário Atlético Clube, é o clube que mais jogadores revelou e revela no Estado do Ceará. O que têm em comum nomes como Mirandinha, Pacoti, Mazinho Loyola, Celso Gavião,Jardel, Iarley, Mota, Fernandinho, Clemer, Ediglê, Márcio Mossoró, Pablo, Lionn e tantos outros jogadores que brilham ou brilharam com a camisa Coral e depois em muitos outros Estados e no Estrangeiro? Todos eles fizeram ou terminaram a sua formação de base no Ferroviário Atlético Clube. É uma tradição! É algo que o tempo não mudou, atualmente no seu elenco de 30 jogadores, 10 deles vêm das categorias de Base. Nenhum clube no Estado do Ceará dá tantas oportunidades de sucesso no futebol como o Ferroviário. Mesmo apostando nessa tradição de formação o Ferroviário Atlético Clube logrou ser 9 vezes campeão Cearense, 20 vice-campeão e mais de 50 títulos de Categorias de Base Estaduais e Interestaduais. Por tudo isso e muito mais o Ferroviário Atlético Clube é o primeiro clube de muitos torcedores e o segundo clube de todos os Cearenses.
Mas como te podemos ajudar a cumprir o teu sonho?  As Escolas de Futebol do Ferroviário Atlético e as Categorias de Base do FAC trabalham de forma integrada, ou seja, o que acontece nas Escolas de Futebol tem reflexo nas Categorias de Base. As Escolas de Futebol são a primeira linha de peneira e triagem de jogadores para as Categorias de Base. Nas Escolas de Futebol os alunos das categorias Tutubinha, sub7,Sub9 e Sub11 disputarão competições locais. Os alunos Sub13, Sub15 e Sub17 terão um acompanhamento direto dos treinadores das Categorias de Base do FAC, estando assim na primeira linha para disputar nas competições Estaduais. Mas nas Escolas de Futebol do Ferroviário Atlético Clube não nos preocupamos apenas com a competição, estamos empenhados em desenvolver outras aptidões nos nossos alunos. Queremos fazer amigos, queremos muita diversão, queremos ajudar os nossos alunos a desenvolver as suas aptidões físicas, esportivas e sociais. Queremos também envolver a família! Os pais, as mães, as avós e os avôs, tios e tias e amigos do alunos são convidados a participar, a se envolver na nossa Escola de Futebol. O Ferroviário tem uma grande responsabilidade Social por ser uma Entidade Pública com elevado destaque Estadual,para nós as ações sociais são muito importantes, por isso é importante a colaboração de todos.